Hoje vou-vos falar de outra das minhas paixões. Algo de que gosto também há muitos anos e que já me deu muitas horas de emoção e felicidade.
Gosto muito de música e de dança. E adoro espectáculos que envolvam estas 2 vertentes. Mas há um estilo de dança e música que me levam ao céu e acreditem me fazem emocionar e sentir feliz como poucas coisas o fazem.
São elas a música e dança irlandesas!
Para mim música e dança deste género estarão sempre ligadas porque desde que conheci um certo espectáculo acho que elas são indissociáveis.
E o espectáculo que mais adoro nesta área é o
Lord of the Dance.

E se me permitem vou falar um pouquinho dele (cheira-me que não vai ser pouquinho e espero não vos maçar com este meu Magical Pieces de hoje...).
Sou FÃ de LOTD (Lord of the Dance) e das 3 vezes que o espectáculo cá veio eu vi 5 vezes... só da 1ª vez é que só vi 1 dia, nas outras 2 vezes fui vê-los 2 noites seguidas... Da última vez que cá vieram, em 2005, (1ª vez em 1999, 2ª em 2003), ganhei coragem e esperei o elenco à saída do Coliseu dos Recreios e "apanhei-os" para tirar uma foto e para pedir alguns autografos... Não sou muito destas coisas, acho que as pessoas e neste caso os artistas não gostam de ser incomodados, mas achei que se não tentasse algo que gostava de fazer iria ficar arrependida para todo o sempre ;o) e lá apanhei eu os 3 artistas principais, mais um que não conhecia, e pedi-lhes para tirar uma foto com eles e para me darem um autógrafo. Aqui fica a foto para o provar!

foto tirada pela Sofia do blog MoonSweets
(da esq. para a d.ta: "Dark Lord" - não sei o nome; "Little Spirit" - Helen Egan; "The Lord" - Damien O'Kane; "A FÃ" - Helena Pinto; "Saoirse" - Bernadette Flynn-O'Kane, que chegou a dançar com Michael Flatley no LOTD original e que entretanto parece ter casado com Damien O'Kane da foto)
Este espectáculo foi criado por
Michael Flatley após ter saído dos
Riverdance (alguém conhece? também cheguei a ver este espectáculo). Quanto a mim o LOTD é muito mais bonito porque conta uma história (o bem contra o mal) que embora possa ser muito básica leva a que se criem situações de espectáculo e sapateado muito bonitas. E é só composto por música e dança irlandesa, é um espectáculo todo ele de inspiração Celta.
Para mim ver de perto o pormenor dos pés, dos sapatos, sentir bem de perto aquele sapatear, ali bem pertinho, é o MÁXIMO (tanto que quando vou 2 vezes ver o espectáculo faço sempre questão de ficar na 1ª fila, ali bem perto, num das vezes ;o) podia-me dar para pior!). A sério que vibro com isso! Não sou paranóica, mas acho linda este tipo de dança e tenho pena de não haver por cá maneira de a aprender, mesmo que de forma muito amadora e apenas com o intuito de me divertir um pouco.
Michael Flatley criou outro espectáculo com base no LOTD que é o
Feet of Flames, a mesma história mas com mais cenas e mais encadeamentos musicais e de dança, mais grandioso, que foi feito para ser apresentado uma única vez no grande palco do Hyde Park em Londres. Michael Flatley deixou entretanto o elenco deste espectáculo seguir o seu caminho (existem actualmente, à semelhança de outros grandes espectáculos como por exemplo os STOMP, 3 elencos que fazem as suas actuações em locais diferentes do mundo) e dedicou-se a outras coisas.
Pelo seu percurso devem ter sido feitas muito mais coisas bonitas e grandiosas (digam lá o que disserem, seja ele "picolho" ou não, é pura e simplesmente - segundo tenho conhecimento - o recordista de qualquer coisa como o maior número de batidas a nível de sapateado, não sei bem como explicar, é o bailarino de sapateado que consegue sapatear mais rápido). Ele é "apenas" um daqueles que seguiu os seus sonhos e é motivo de inspiração para muitas e muitas pessoas!
Actualmente, e após ter ouvido durante anos que ele se tinha retirado do mundo do sapateado, pelo menos como bailarino executante, ele voltou para levar a cena o espectáculo
Celtic Tiger que segundo sei conta a história da ida dos irlandeses para os Estados Unidos da América.
O espectáculo teve durante um tempo só nos EUA e entretanto começou a circular pelo mundo. Sei que Michael Flatley esteve com um problema de saúde e esteve parado durante um tempo mas penso que está de volta aos palcos.
E eu aguardo ansiosamente que ele venha a Portugal e que possa vê-lo ao vivo! Esse sim era a realização de um GRANDE sonho!
Fiquem bem e, como diz Michael Flatley, "follow your dreams"!