Home      Site      Fotos      Contacto


26 dezembro 2007

Magical Pieces 2007.12.26 - Natal...


...para mim, assim como para tantos outros, é tempo de família.

Dos preparativos para o jantar, do fazer da aletria e da baba de camelo (sim, cá por casa estes são os doces de tradição - a aletria porque eu e o meu pai gostamos e a minha bisavó adorava e porque a faço muito bem :o) e a baba de camelo porque, modéstia à parte, a faço melhor do que qualquer uma que tenha provado até hoje e como assim é pedem-me sempre para a fazer).

Do preparar das prendas (principalmente as das crianças), do cuidado ao escolhe-las e desde o ano passado de fazer algumas das que ofereço. Este ano foi também tempo de encomendas de algumas das coisas que faço o que me fez trabalhar até tarde durante as últimas semanas e até às tantas durante os últimos dias... sabem o que é chegar a 6ª feira dia 21 com as prendas que queria fazer para a família ainda por fazer?!... pois... dia 25 de manhã estava ainda eu a acabar uma das prendas que iria dar a uma das sobrinhas que só vi nesse dia... que por sinal foi aquela que vi que mais gostou de algo que fiz - um par de brincos em feltro para uma menina que tem as orelhas furadas há pouco tempo :o)

Natal é assim também o ver as pessoas vibrarem com algo que saiu das nossas mãos e perceber o quanto gostaram e apreciam o nosso trabalho! Mas também é sentir que algo que fizemos com tanto carinho e que achamos muito bonito não foi devidamente apreciado... há quem dê muito valor ao que fazemos e há quem não esteja nem aí...

E com tudo isto, a par de todas as coisas boas, há também as menos boas. Há o stress de querer ter tudo pronto, há o exagero de consumismo... tentei não stressar tanto e acho que o consegui, o consumismo também o consigo dominar desde há muito - mas faz-me uma tremenda confusão a quantidade de prendas que se dão nestas alturas... à forma como se enchem as crianças de montes e montes de prendas e à falta de pensar no que estes actos lhe poderão provocar, nem sequer é no futuro porque presentemente já se vislumbram certas e determinadas atitudes em algumas crianças habituadas a ter de tudo a nível material... Mas isto é tema para outra altura porque o espírito ainda é de festa e aproxima-se para mim um stress ainda maior que é a passagem de ano...

Bom, o que desejo é que o espírito desta altura, o de partilha, amor e carinho pelos outros perdure por todo o ano. E que se acabe com o excesso de consumismo que alguns teimam em perpétuar :o)

Daqui a pouco coloco um post com algumas fotos que foram algumas das prendas que ofereci este ano. Algumas apreciadas, outras recebidas sem grande alegria :o)
Beijocas grandes e bom resto de semana :o*

4 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem!! à parte da baba de camelo e da aletria, porque não sou muito de doces. Este texto espelha bem o que deveria ser o Natal.. tempo de família (ás vezes com algum sacrifício...ou melhor dizendo algum menos bem estar se é que se pode dizer isto assim). Concordo com essa cena do consumismo e das crianças, enfim... com tudo. ;o)

betty mello disse...

Lena,Lena... um dia precisas me enviar a receita desta "baba de camelo " que tanto ouço falar mas não tenho a menor noção do que possa ser...
O espírito do Natal anda mesmo perdendo para o espírito do consumismo - e isso durante todo o ano ,e exageradamente nesta época natalina- aí está o nosso desafio como educadores (pais,parentes ou professores) fortificá-lo e vivificá-lo. Em nossa família temos conseguido "driblar" essa "fúria das compras" e criar momentos e espaços para nos remeter ao Natal, contar histórias, ouvir-cantar-tocar músicas natalinas,fazer receitinhas...(e até oferecê-las de presente), mas confesso que não é muito fácil.Mas não iremos desistir, não é mesmo ? Bjs, Betty(Brasil)

Sofia disse...

confirmo o q disseste em relação à baba de camelo e à aletria
subscrevo a cena do consumismo, é mais uma razão para eu n gostar no Natal
e as prendas podias te-las dado todas a mim pq gostei de td o q vi nas fotos :D
e já agora, estás mto versátil
bjs

Várias Paixões disse...

Tirando esses doces,não que não seja de doces,os meus são é diferentes...mas tirando isso o meu natal costuma ser em familia também,e tal como tu sei o que é estar estes ultimos dias a costurar:P:P:P aliás pus na cabeça que havia de fazer uma fada clarinha para a minha árvore e outra para a dos meus pais e lá fui eu na tarde de 24 fazer as duas num instante....
Mas pronto é a nossa vida e maneira de ser,pena não haver mais gente assim!
Espero então que tenhas passado um Feliz Natal e que agora passes um Optimo Ano Novo.
Bjs todos
Ana